Skip to main content

Os contribuintes podem transformar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em um gesto solidário em um momento de tanta necessidade.

Os contribuintes podem doar parte do imposto devido para fundos municipais. Inclusive, para o Rio Grande do Sul, que está passando por um período de calamidade pública.

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode escolher o fundo do idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente para o qual quer doar e a esfera de atuação – nacional, estadual ou municipal.

As doações totais estão limitadas a 3% do imposto devido. Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar. 

Como doar IR para o Rio Grande do Sul?

Para realizar a doação, é necessário escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”. 

A lista dos fundos que podem receber o dinheiro do contribuinte aparece no próprio programa gerador da declaração. 

Assim que o fundo municipal for selecionado, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) .

Ao direcionar parte do seu imposto devido para o Rio Grande do Sul, os cidadãos têm a chance de contribuir ativamente para a recuperação do estado.

Leave a Reply

Informações Gerais

Endereço:
R. Mar de Sufe, 114 - JARDIM IMPERIAL, Manaus - AM, 69058-438

WatsApp:
92 99994-1651