Skip to main content

No mundo dos negócios, já dá pra se notar mudanças de comportamento, sejam elas nas vagas de empregos, sejam elas nas contratações.

A escassez de profissionais e o aumento da concorrência são fatores que mudaram o mercado de trabalho e, em 2024, o cenário que é visto atualmente será diferente. 

No que virá, o mercado contará com retenção de talentos, ações internas que valorizem o bem-estar organizacional e uma atenção especial para a diversidade e inclusão social.

A gerente de recrutamento e seleção de recursos humanos na RH NOSSA, Karina Pelanda, explica que “o maior desafio das empresas é saber equilibrar novas reivindicações de quem trabalha para alinhar expectativas com o que as empresas podem e devem oferecer, caso desejem manter-se competitivas no mercado”.

Pelanda entende que os colaboradores estão em busca de melhores empregos, se preparando com mais intensidade, fazendo cursos e aprendendo técnicas que aumentem sua empregabilidade. 

Diante desse cenário, que já é visto atualmente, mas que será ainda mais forte em 2024, os profissionais desejam e procuram melhores condições de trabalho, como flexibilidade e compatibilidade entre a vida profissional e pessoal. 

Dito isso, confira os cinco pontos de atenção para empresas em 2024:

  1. Valorização de talentos internos: encontrar e reter talentos já é um desafio há anos, e esse desafio tende a aumentar;
  2. Diversidade e inclusão: o mercado de trabalho reflete o comportamento da sociedade;
  3. Home office e trabalho remoto: o trabalho remoto já é uma realidade em muitas empresas, pois muitos colaboradores preferem fazer parte de organizações que ofereçam a conciliação entre vida profissional e pessoal;
  4. Liderança diferenciada: o modelo de gestão e liderança que está se destacando é caracterizado pela horizontalidade;
  5. Pacote de benefícios atraente: os profissionais não buscam apenas salários generosos, valorizando também a qualidade dos benefícios oferecidos pelas empresas. Em 2024, essa busca por benefícios será ainda maior. 

De acordo com Pelanda, “uma empresa que oferece bons benefícios não se limita ao vale-refeição no início do mês. Os colaboradores estão procurando incentivos personalizados que também auxiliem em sua vida profissional, como apoio à formação e especialização, oportunidades para projetar suas carreiras, além de seguro saúde e flexibilidade na jornada de trabalho. Ao combinar essas ações, a empresa será capaz de reter talentos e valorizá-los adequadamente”. 

Com informações do RH NOSSA

Leave a Reply

Informações Gerais

Endereço:
R. Mar de Sufe, 114 - JARDIM IMPERIAL, Manaus - AM, 69058-438

WatsApp:
92 99994-1651