Manaus Contábil

(92) 3071-8382
99994.1651 / 99994.1851/ 99391.9860




Notícias

25/08/2021 - Open banking: usuários devem ter atenção para novos golpes

25/08/2021

Com a segunda fase do Open Banking em implementação, um novo funcionamento será iniciado permitindo que os clientes autorizem o compartilhamento de dados pessoais e financeiros entre instituições bancárias. 

Devido ao cruzamento de dados, as instituições bancárias poderão fazer ofertas mais adequadas ao perfil do cliente, assim como oferecer condições mais vantajosas. As operações também são limitadas entre os bancos autorizados pelo usuário. Ambas as instituições serão responsáveis pela segurança desses dados.

Com a novidade, assim como acontece com o Pix e outras modalidades, novos tipos de golpes envolvendo o titular da conta podem acontecer, por isso novos cuidados devem ser tomados neste momento.

Como se proteger de golpes relacionados ao Open Banking

São 1.065 instituições financeiras cadastradas para o sistema e nenhuma delas está autorizada a entrar em contato via telefone pedindo dados ou confirmação de informações. Caso receba algum tipo de telefonema alegando ser de algum dos bancos sobre seu sistema, não informe nenhum dado pessoal.

Evite enviar informações particulares por e-mail ou WhatsApp, muito menos senhas e dígitos de cartões. Caso seja alegado alguma irregularidade, procure seu gerente da conta ou dirija-se ao banco de costume presencialmente.

Não clique em links enviados solicitando fichas cadastrais do Open Banking ou aceite controle remoto no seu computador.

O prazo de compartilhamento entre os bancos é de até doze meses, depois será necessário renovar a autorização. Caso a renovação ainda não tenha sido feita e o prazo já tenha acabado, desconfie de contatos que dizem ter seus dados do Open Banking.

A segurança do Open Banking

O Open Banking é seguro, sendo um sistema válido e assegurado pelo Banco Central, cumprindo a Lei da LGPD, além do sigilo bancário para pessoas físicas.

O compartilhamento de dados é opcional e o que é compartilhado e por quanto tempo é decisão do titular da conta. 

Todo o processo acontece por meio de APIs (Application Programming Interface), procedimento que garante a segurança na transação dos dados entre os bancos.

Os golpes mais frequentes são voltados diretamente às pessoas físicas titulares das contas, pois brechas em sistemas bancários são extremamente raros. Tentativas de golpes e fraudes podem acontecer em qualquer modalidade financeira, por isso a precaução e atenção é válida nesse e em todos os outros métodos financeiros.

Outras Notícias

Mais notcias