Manaus Contábil

(92) 3071-8383
9994.3651 / 9994.1651/ 9994.1851



Notícias

16/09/2019 - Governança Corporativa e o Controle Patrimonial

16/09/2019

Com a profissionalização e aperfeiçoamento da Gestão Empresarial, ferramentas de controle são retomadas e passam a ganhar maior importância na rotina das empresas.

O Controle Patrimonial como ferramenta de Gestão

O Controle do Ativo Imobilizado ou Ativo Fixo, sempre teve grande importância na Gestão de grandes grupos econômicos (empresariais), a manutenção e acompanhamento dos bens, seja na questão física ou monetária, sempre teve o Controle Patrimonial como fonte de informação e administração.

A utilização dessa ferramenta de Gestão, teve um forte crescimento em razão de entidades de certificação, validação de Gestão ou mesmo Auditorias Independentes, buscarem respaldo técnico de empresas independentes no que diz respeito ao Ativo Não Circulante (Ativo Imobilizado).

Governança Corporativa

Entre outras ações, a Governança Corporativa visa dar credibilidade a Gestão, planejando e “cobrando” junto aos gestores informações consistentes e transparentes, com o objetivo e relatar a realidade e prevenir a alta direção de contingências que possam se concretizar no exercício atual os futuros exercícios.

Nessa linha, o Controle Patrimonial passa a fazer parte como uma importante ferramenta que relata a direção das empresas informações relevantes no que diz respeito ao Patrimonio Físico.

Informações quantitativas ou financeiras, de forma analítica ou mesmo sintetizadas do volume de bens adquiridos, baixados (perdas, quebras, vendas, etc), entre outras.

A periodicidade dos Inventários Patrimoniais

É de conhecimento dos gestores que mesmo em se tratando de itens relevantes, há possibilidade de movimentação dos mesmos e também a perda, diante disso, a necessidade da realização a cada 01 ano ou mesmo a cada 02 anos é fundamental para que as informações sobre o patrimônio da empresa estejam de fato atualizadas, ou seja, relatando informações “quentes”, ou que em caso de divergências, sejam fáceis de serem analisadas.

 

Outras Notícias

Mais notcias