Manaus Contábil

(92) 3071-8382
99994.1651 / 99994.1851/ 99391.9860




Notícias

07/05/2021 - IR 2021: Como funciona a retificação de dados

07/05/2021

O programa de preenchimento disponível para o envio do Imposto de Renda ainda pode causar dificuldade entre os usuários, gerando erros de digitação e informações incompletas, podendo causar prejuízos para o contribuinte. 

A omissão de dados está entre as ocorrências mais frequentes entre as situações que podem levar sua declaração para a malha fina e, por isso, para aqueles que gostariam de mudar algo, dentro do programa da Receita Federal é possível retificar as informações enviadas.

Como retificar o Imposto de Renda 2021

A retificação é possível através do próprio programa de preenchimento 2021, basta ter ele baixado em seu computador ou celular. Abra o programa, no menu ao lado esquerdo da tela localize “Declaração” e dentro dessa aba “Retificação”.

Uma janela será aberta mostrando todas as declarações enviadas por aquele usuário naquela máquina, diferenciadas pelo nome do contribuinte e CPF, acompanhada por “Original” ou “Retificadora”.

Caso tenha enviado apenas uma declaração, selecione “Original”. Caso já tenha feito alguma retificação e precise alterar novamente, opte pela última “Retificadora” enviada. Após a seleção, o programa criará uma cópia da declaração selecionada na aba “Em preenchimento” e aparecerá ao lado do nome do contribuinte a palavra “Retificadora”, sinalizando que aquela irá corrigir o preenchimento enviado anteriormente.

Abra a declaração, selecione a nova ficha que possui as divergências a serem corrigidas e faça as alterações necessárias. Ao finalizar, confirme que tudo foi preenchido na opção “Verificar pendências”, antes de enviar. 

Também é possível realizar a alteração de dados de preenchimentos antigos, para isso é necessário instalar o programa de cada ano específico.

Outras Notícias

Mais notcias